Problemas de uma instalação elétrica precária

Sendo sincero, quantas vezes você, usuário(a) de uma instalação elétrica, ficou atendo e se preocupou-se com a instalação elétrica da sua casa ou escritório? Você tem o hábito de chamar um profissional periodicamente para fazer uma avaliação (vistoria) e apontar itens a serem verificados e/ou substituídos de forma preventiva?

Em geral, somos remediadores, só lembramos do profissional eletricista quando acontece algo de errado na sua instalação, não é verdade? Isto porque o problema já ocorreu e agora você precisa que alguém lhe salve, solucionando o seu problema. Esta prática infelizmente é cultural e precisa ser mudada.

Vamos um pouco mais além desse problema. Quando você realiza uma reforma ou nova instalação elétrica, você contrata um profissional habilitado?. Um engenheiro eletricista ou técnico em eletrotécnica?. Obriga que a equipe ou profissional que irá efetuar o serviço siga as normas de segurança para trabalho em locais energizados?. Como a NR-10?. E que este profissional faça uma verificação final de acordo com o previsto em norma técnica, como a ABNT NBR 5410/2004?

Difícil né?, muito difícil. Mas todos estes procedimentos fazem parte de um conjunto de medidas que levam a garantir uma instalação elétrica segura, durável e que possa atender a todos com segurança. Pense nisto na sua próxima contratação de serviço para eletricidade, ou até mesmo antes, avaliando a necessidade da verificação da instalação atual. Estabeleça um cronograma periódico de verificações para evitar transtornos.

Afinal, infelizmente não é raro observamos tragédia causadas por instalações incorretas, precárias ou devido à falta de manutenção preventiva. Lembre-se: Uma instalação elétrica bem cuidada é uma instalação elétrica que trará benefícios a todos.

1 likes
Compartilhe: